Banco Local de Voluntariado de Sintra – Ações de Capacitação de Voluntários

A formação é um recurso indispensável para uma atuação qualificada, responsável e para a segurança dos voluntários e dos beneficiários das ações de voluntariado. Uma formação geral, ministrada antes do exercício do voluntariado, permite clarificar o papel do voluntário, orientar para os vários domínios de voluntariado e formas de atuação.

É com base nesta premissa que o Banco Local de Voluntariado de Sintra dinamiza Ações de Capacitação de Voluntários que têm que ser frequentadas por todos os candidatos a voluntários, antes de serem encaminhados para qualquer instituição/organização.

Esta formação recorre a metodologias dinâmicas e participativas que, partindo dos conhecimentos e representações dos candidatos a voluntários, promovam uma reflexão pessoal e conjunta de todos os participantes, bem como, a aquisição e desenvolvimento de competências.

A próxima Ação de Capacitação será realizada no dia  23 de março, entre as 15h00 e as 18h00 na Biblioteca Municipal de Sintra- Casa Mantero, R. Gomes de Amorim 12-14, 2710-569 Sintra.
A Ação de Capacitação de Voluntários terá o seguinte programa:

15h00- Acolhimento
Apresentação dos participantes
Banco Local de Voluntariado
O que é
16h45/ 17h00- Pausa
Código Ético do Voluntário
18h00- Encerramento

Caso tenha interesse e disponibilidade para esta ação agradecemos a confirmação da sua presença até ao dia 20 de Março, através do correio eletrónico dsas.blvoluntariado@cm-sintra.pt.

Informamos que estão disponíveis 25 vagas para esta Ação de Capacitação, pelo que solicitamos a sua confirmação tão breve quanto possível.