Outros Destaques

Estudo sobre as Consequências da Pandemia COVID-19 nos Cuidadores Informais / Familiares / Não Remunerados de toda a Europa

Convidamo-lo a participar neste estudo, preenchendo o questionário online até ao final do mês de fevereiro), usando o seguinte link https://www.surveymonkey.com/r/8B5NBJR?lang=pt

Este questionário, promovido pela Eurocarers – European Association Working for Carers (https://eurocarers.org/ ), destina-se a todos os cuidadores informais / familiares / não remunerados de pessoas idosas, vulneráveis ou portadoras de deficiência por toda a Europa que pretendam partilhar a sua experiência durante a crise COVID-19.

O objetivo desta iniciativa é, de facto, documentar e analisar como o surto de COVID-19 teve impacto na saúde dos cuidadores informais / familiares / não remunerados, na situação de prestação de cuidados, redes de apoio, acesso a serviços sociais e de saúde, situação perante o trabalho, equilíbrio entre vida profissional e familiar e económico-financeira – entre outros aspetos. Este projeto procura também recolher opiniões e recomendações dos próprios cuidadores sobre como melhor apoiá-los, enquanto cuidadores informais, em tempos de pandemia.

Se se identifica com um cuidador informal e deseja contribuir para esta iniciativa europeia, agradecemos desde já a sua participação! Junte-se aos quase 1500 cuidadores informais que já responderam. Queremos saber a nível de Portugal o seu impacto!

O preenchimento do questionário requer cerca de 20 minutos do seu tempo. No entanto, tenha em atenção que a plataforma permite que interrompa a submissão do questionário e retorne, mais tarde, caso se sinta cansado ou tenha pouco tempo à sua disposição, portanto, não veja isso como um potencial obstáculo para a sua contribuição. Para interromper a submissão e regressar mais tarde, basta reabrir a página através do link abaixo e atualizá-la. Deve introduzir novamente o questionário na pergunta onde o deixou.

Os resultados deste inquérito serão, portanto, úteis para conceber orientações a nível europeu destinadas aos decisores políticos, prestadores de serviços e cuidadores informais na gestão de situações críticas (como por exemplo, a “quarta vaga” e futuras pandemias), bem como, a nível nacional apoiar melhores decisões políticas.

Todas as respostas a este questionário são totalmente anónimas, a menos que escolha o contrário.

Casal de Cambra
Uma freguesia virada à população!

print