Tradição do Pão por Deus nas salas de Jardim de Infância

A Junta de Freguesia apoiou a iniciativa do Agrupamento de Escolas nas salas de Jardim de Infância, mantendo a tradição do Pão por Deus.

Esta tradição teve origem em Lisboa, em 1756 (um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). No dia 1 de Novembro de 1755 em que ocorreu o terramoto morreram milhares de pessoas e a população da cidade que era pobre, ainda mais pobre ficou.

Como esse dia trágico coincidiu com o dia de Todos os Santos, de grande significado religioso, no dia em que cumpria o 1º aniversário do terramoto, a população aproveitou de forma espontânea, a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório com intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.

Os sacos tradicionais do Pão-por-Deus

As pessoas percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam “Pão por Deus”.

Dado a impossibilidade de muitas crianças se poderem deslocar á Junta de Freguesia por questões climatéricas, a Junta de Freguesia na pessoa da Vogal do Executivo Cátia Esteves, deslocaram-se às escolas e entregaram o “Pão por Deus” às crianças.

Caparica

• Rua de Bragança nº 1
    2605-727 Casal de Cambra

(chamada rede fixa nacional)