Encerramento do balcão Santander em Casal de Cambra

Foi com surpresa que assistimos hoje ao enceramento do balcão do banco Santander na Freguesia, encerrando portas e encerrando de igual forma as 2 caixas ATM existentes na Av. de Lisboa.
É lamentável que a instituição bancária em causa, não tenha de forma atempada criado uma alternativa junto do comércio local para aplicação das caixas ATM.
É lamentável a falta de informação atempada a esta Junta de Freguesia, que tem manifestado regularmente às entidades bancárias a necessidade de ser efetuado o reforço da rede Multibanco existente, através da aplicação de novas caixas ATM dispersas pela Freguesia.
Não compreendemos a razão que levou a instituição bancária a encerrar um balcão produtivo e com crescimento no ranking Nacional, situado num local de comércio ativo e com facilidade de estacionamento. De salientar que este balcão era escolhido pelos diversos clientes de Caneças, pela facilidade de estacionamento e pelo bom atendimento.
Estamos em crer que embora o balcão existente em Caneças seja próximo em distância irá penalizar todos os clientes e residentes nesta Freguesia, pelo facto da sua localização não ter estacionamento.
Para alem das penosas dificuldades de deslocação a pé, perdura o mesmo problema de falta de numerário nas caixas ATM, dado que quando faltava numerário no balcão de Casal de Cambra, também faltava em Caneças.
A Freguesia de Casal de Cambra conta com aproximadamente 13500 habitantes num território de 2.4 Km2 , com uma pressão habitacional de 5625 habitantes /km2, sendo a Av. de Lisboa um ponto de circulação comum entre 2 Concelhos, onde a localização deste balcão era estratégico para o seu sucesso.
A Freguesia encontra-se em crescimento e aumento de população, fruto da existência de inúmeros lotes com venda acessível e de baixo custo, fruto do forte investimento e empenho da Autarquia na melhoria do espaço publico, comparativamente com outros locais em proximidade. Contamos com um comércio pequeno, mas variado e concentrado com uma oferta inigualável de produtos e serviços, levando a que esta Freguesia seja um bom local para viver.
Não compreendemos os fatores que levaram ao encerramento do balcão, nem compreendemos o porquê de apenas passarem a existir 2 caixas ATM publicas na Freguesia, tendo sido 1 aplicada pela Junta de Freguesia.
Lamentamos… mas não iremos ficar de braços cruzados.
Mário Santos
(Presidente)