Gabinete Ação Social

A Ação Social da Junta de Freguesia de Casal de Cambra desenvolve diariamente um trabalho não visível mas de grande importância no apoio à nossa comunidade.

Realiza o acompanhamento a consultas médicas, na aquisição de bens e serviços (medicamentos, transporte solidário… ), entrega de alimentos no domicílio, entre outros.

Procura ainda prestar apoio e assegurar a gestão e planeamento dos projetos sociais da Freguesia e fazer a atualização do estudo socio-demográfico.

Representa a Freguesia na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Alargada e no Conselho Local de Ação Social (CLAS) promovendo parcerias efetivas e dinâmicas que articulem o trabalho dos diferentes agentes sociais.

Promove medidas de apoio a crianças, idosos, pessoas com deficiência e sem-abrigo, em parceria com as instituições locais e do Município.

Desenvolve atividades que promovem os direitos das crianças e jovens, prevenindo possíveis situações de perigo para a sua saúde, formação e educação.

Apoia o Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva na interpretação das necessidades de alunos carenciados e propõem auxílios económicos no âmbito da ação social, promovendo medidas de integração social, nomeadamente por meio do sucesso educativo e qualificação profissional, em articulação com outras entidades do sistema de educação e formação.

Apoia a inserção/reinserção profissional em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e estabelecimentos de ensino.

O serviço procura ainda melhorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo e saudável e inclusivo forçando a sua participação sociocultural.

Apoia o Projeto Inovar 3E através do planeamento e acompanhamento de atividades.

Promove ações de dinamização social com o tecido comunitário da Freguesia.

Promove o atendimento e apoio social a indivíduos e famílias em situação de carência ou disfunção, visando prevenir ou restabelecer o seu equilíbrio funcional, através da mobilização de recursos próprios ou comunitários e do encaminhamento para programas, equipamentos ou serviços adequados.